Saúde e Beleza

Bertópolis não tem Coronavírus

Publicado em

Bertópolis está entre os 119 municípios mineiros que apresentam zero casos de Coronavírus. O dado é do Boletim Epídemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais do último dia 7 (07/20). Assim, o estado conta com 734 municípios infectados, pois o total de unidades estaduais é de 853.

A cidade está na região nordeste do Vale do Mucuri, a 200 km de Teófilo Otôni, possui aproximadamente 4,5 mil habitantes e um pouco mais de 427 km² de extensão territorial. Bertópolis apresenta nenhum caso da doença até o momento, pois, desde o início da pandemia, investiu em ações estratégicas de saúde para tentar conter a propagação da doença. “Isso se deve aos esforços conjuntos da Secretaria Municipal de Saúde de Bertópolis com a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni”, afirma a secretária de saúde do município, Aurora Rodrigues Bahia.

Barreiras sanitárias foram instaladas na entrada da cidade. Profissionais da área da saúde, desde o auxiliar de serviços gerais aos médicos e enfermeiros, receberam cursos com os principais protocolos clínicos e as medidas adotadas no combate ao Novo Coronavírus. As visitas dos agentes comunitários e agentes de endemias foram mantidas na busca ativa por casos da doença, conforme orientações do Ministério de Saúde.

ALDEIA MAXAKALI

Os índios Maxakali fazem parte dos grupos indígenas remanescentes no Brasil. Atualmente, vivem em três pequenos territórios delimitados no Vale do Mucuri, nordeste do estado de Minas Gerais. Um deles, denominado Pradinho, está localizado próximo ao município de Bertópolis.

Para um melhor enfrentamento da doença na comunidade indígena, além de uma barreira sanitária que também foi instalada na entrada da aldeia, o município criou o Comitê Covid-19 Pradinho, com o objetivo de articular as ações governamentais acerca da pandemia. “Realizamos constantemente reuniões com os índios como forma de conscientizá-los da gravidade da Covid-19 e dos cuidados que devem ter” – afirmou Rodrigues Bahia. (Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social da SRS Teófilo Otôni)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo