Economia

Busca por crédito pelas micro, pequenas e médias empresas cai 4,1%

Publicado em

Setor de Serviços foi o que mais demandou por crédito durante o ano

Uma queda de 4,1% em 2020, no comparativo com os números de 2019, é o que revela o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Os micro, pequenos e médios negócios influenciaram diretamente a baixa do índice, fechando o acumulado anual com -4,3%.  Apenas as companhias de grande porte apresentaram dados positivos no ano, veja abaixo:

A comparação por região mostra a queda da busca por crédito em todo o Brasil, com exceção do Norte (0,2%). Em ordem crescente estão o Sudeste (-5,9%), Nordeste (-3,3%), Sul (-3,2%) e Centro-Oeste (-0,3%).

Ao analisar os segmentos, é possível observar que, apesar do dado negativo, Serviços foi o que mais demandou crédito durante o ano. Mesmo com queda de 2,8%, o segmento teve o menor encolhimento frente aos demais no acumulado anual de 2020 ante 2019.

ANÁLISE INTERANUAL REVELA CRESCIMENTO

Considerando apenas o mês de dezembro de 2020 e 2019, houve aumento de 4,5% na procura das empresas por crédito. O resultado foi impactado pela alta da procura das companhias de todos os portes, sendo as micro e pequenas as que registraram maior alta (4,6%), seguidas pelas grandes (4,1%) e médias (1,4%).

Na avaliação por segmento, o setor de Serviços foi o que mais cresceu, com 6,0%. Em relação as regiões, apenas Norte e Sul tiveram quedas: -11,9% e -1,7%, respectivamente. (Fonte: Serasa – Foto: Andrea Piacquadio)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo