Saúde e Beleza

Campanha de Vacinação contra a gripe será antecipada

Publicado em
Coronavírus antecipa vacinação contra influenza

O Ministério da Saúde vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulneráveis à doença, que pode levar até a morte. O início da campanha está previsto para o dia 23 de março, e não mais na segunda quinzena de abril.

O anúncio aconteceu ontem (27/02/20), em São Paulo (SP), pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, de Saúde. A antecipação da campanha de vacinação decorre da atual situação de Emergência Internacional de Saúde Pública pelo coronavírus.

De acordo com Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

Para a campanha, o Instituto Butantan produziu 75 milhões de doses que previnem contra os três tipos de vírus de influenza que mais circularam no ano anterior. O ministro de Saúde lembrou a importância de ampliar a cobertura vacinal e destacou que a vacina é uma das medidas mais importantes para a prevenção de doenças.

CASOS DE CORONAVÍRUS

O Brasil já conta com um caso confirmado da doença e, até esta quinta-feira (27), monitora outros 132 casos suspeitos de coronavírus. No total, 16 estados informaram ao Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos.

Com as mudanças nos critérios para a definição de caso suspeito, enquadram-se, agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias. (Fonte: Vanessa Aquino, da Agência Saúde – Foto: )

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo