Agro

Capacitação sobre agricultura orgânica para pequenos produtores do Mucuri

Publicado em
Pio de Castro Motta, secretário de Agropecuária de Teófilo Otôni

Iniciativa estimula a produção de alimentos no campo, sem o uso de agrotóxicos
O Vale do Mucuri, no Nordeste de Minas Gerais, está recebendo o projeto Interagir para Construir, que oferece orientações técnicas e gerenciais para pequenos produtores rurais que pretendam investir na produção orgânica e agroecológica. A medida objetiva a estimular e a fortalecer a agricultura familiar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no campo e o desenvolvimento sustentável da fruticultura, do artesanato e do agroturismo na região do vale.
“É um trabalho que agrega valor à produção e dá mais credibilidade à origem e às formas de cultivo. As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de uma boa alimentação e preocupadas com a forma como os alimentos estão sendo produzidos. Vale lembrar que o mercado de orgânicos no Brasil está em expansão, e é fundamental que os produtores estejam atentos às exigências da legislação para a produção e comercialização” – diz a analista do Sebrae Minas Déborah Constantino Moutinho.
“Projetos como este são muito importantes, pois qualificam os produtores e dão mais segurança aos consumidores em relação à qualidade dos produtos” – diz Pio de Castro Motta, secretário municipal de Agropecuária de Teófilo Otôni.
Para a agricultora Mércia Gonçalves de Souza, da comunidade de Baixinha de Todos os Santos, distrito de Poté, foi o “encontro de uma alternativa para viver melhor”.
A Paróquia de São Francisco de Assis abraçou o Interagir para Construir, em parceria com o Sebrae Minas e apoio das prefeituras de Teófilo Otoni, Itambacuri, Frei Gaspar, Ataléia, Ouro Verde de Minas e Poté. Outras instituições como o Sindcomércio, Emater MG e Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri também abraçaram a causa.
(Fonte: Sebrae Minas – Foto: Prefeitura de Teófilo Otôni)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo