Brasil

Cartórios: uma mamata para 77 órgãos

Publicado em
Com seu dinheiro, aqui começa a mamata

José Gonçalves Cangussu (Jornalista profissional)

Você sabe quantos órgãos públicos mamam nas escorchantes taxas cartoriais que você paga para muitíssimos expedientes (muitos deles desnecessários e inúteis), como escritura pública, registro de escritura, reconhecimento de firma, registro de casamento etc.?

Segundo a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), são 77 ao todo. “Do Ministério Público à Santa Casa de Misericórdia, passando por Tribunais de Justiça e Defensorias Públicas” – diz a Anoreg-BR.

Então, as taxas cartoriais, que chegam a milhões de reais todos os anos, têm que ser realmente muito caras, altíssimas, absurdas mesmo. É muita gente para mamar numa teta burocrática e, muitas das vezes, totalmente desnecessária e inútil.

São 13.440 cartórios em 5.570 municípios brasileiros, todos muito atentos ao seu dinheiro. E, apesar de existirem assim em grande número, e de dividirem o bolo da mamata com as 77 entidades, ainda colocam seus titulares numa posição de enriquecimento invejável.

Se se vivesse em um país sério, com deputados federais e estaduais e senadores comprometidos com a retidão, certamente haveria uma correção nessa situação tão vergonhosa para a comunidade. (Fonte:Assessoria de Imprensa da Anoreg/MG – Foto: Senado)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo