Cidade e Região

Crea-MG fiscaliza T. Otôni e região

Publicado em

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), por sua Inspetoria de Teófilo Otôni-MG, iniciou, no último dia 3 (05/21), no município e região, uma blitz de fiscalização. Até amanhã (07), uma equipe composta por seis fiscais vai percorrer cerca de 120 empreendimentos da construção civil, verificando atividades relacionadas às engenharias civil, elétrica, mecânica e de segurança do trabalho.

A medida objetiva a reforçar as ações de rotina da. Durante os trabalhos, os agentes do Crea-MG exigem a presença de profissionais habilitados e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) referente aos serviços de engenharia, agronomia e geociências. “A blitz de fiscalização na cidade é de suma importância, pois, além de identificar empreendimentos e obras irregulares, valoriza as profissões e, consequentemente, aumenta a procura por empresas e por profissionais habilitados que possam executar devidamente esses serviços” – afirma o inspetor-chefe do Crea-MG em Teófilo Otôni, engenheiro civil Ulisses Guimarães.

As ações se caracterizam por serem concentradas (em local e duração), e mais ágeis (por contarem com um maior número de fiscais). O gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. “Durante uma blitz, identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências (Lei Federal 5.194/1966). A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal” – acrescenta.

Entre 2018 e 2020, o Crea-MG realizou 145 blitzen em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa (Fonte e foto: Crea-MG/Iane Mirley Costa Chaves)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo