Economia

Criado Grupo para enfrentar o Covid-19 em Teófilo Otôni

Publicado em
Iesser Lauar expõe o Plano

Foi oficializado neste dia 12 (05/20), no auditório do 19° Batalhão de Polícia Militar em Teófilo Otôni, o Grupo de Trabalho com 18 instituições da cidade, para traçar o Plano de Ação de Enfrentamento à pandemia do Covid-19 no município. A iniciativa foi do Sindcomércio e outras entidades ligadas ao Comércio.

O plano terá dois grandes focos:

  1. -Ações de Prevenção;
  2. – Melhorias na Infraestrutura Hospitalar.

Com as experiências trocadas entre os participantes presentes responsáveis por instituições da cidade, bem como profissionais de saúde de alta competência, será possível elaborar um Plano de Ações que possa nortear os agentes públicos, as entidades do comércio e os deputados e governos, que poderão disponibilizar recursos para sua execução.

O Plano conterá custos, prazos e responsáveis previstos para sua execução.

Na reunião, foram priorizadas algumas ações emergenciais:

Prevenção – sanitização de áreas públicas, praças e locais de grande circulação com atomizadores costais a gasolina; sanitização do interior dos estabelecimentos comercias, hospitais e presídios com nebulizadores elétricos; barreiras sanitárias; uso de túneis de sanitização na entrada de hospitais e na área central, entre outras.

O Sindcomércio anunciou também a compra de dois atomizadores a gasolina para área externa da região central e dois nebulizadores elétricos para sanitizar o interior de lojas do comércio.

Infraestrutura – O Grupo de trabalho considerou previamente uma meta de se chegar a pelo menos 50 leitos de UTI (hoje, a cidade conta com 18 unidades, cuja taxa de ocupação está em 25%, segundo o prefeito, que esteve presente na reunião).

O presidente do Sindcomércio, Iesser Lauar, e o vice, Leonardo Ramos, propuseram uma reunião específica com o secretário de Planejamento, que prontamente foi atendida pelo prefeito. O encontro deverá ocorrer ainda esta semana, para cuidar de dois temas: urgência na compra dos equipamentos de sanitização pela Prefeitura e outras entidades e concluir as etapas finais da proposta de Decreto para reabertura controlada de bares, restaurantes e academias, que conta com o sinal positivo do Executivo Municipal e já tem estudos técnicos iniciados.

As reuniões e suas propostas serão amplamente divulgadas, num esforço da comunidade e suas instituições para agilizar as soluções necessárias ao funcionamento sustentável do Comercio e Serviços no município. (Fonte e foto: Sindcomércio Teófilo Otôni)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo