Brasil

Dia Internacional da Mulher e a desigualdade de gênero

Publicado em
Mulheres se dedicam mais que os homens aos afazeres domésticos

O IBGE informou que Minas Gerais é o 3º Estado com a maior diferença no número de horas semanais dedicadas aos cuidados de pessoas e/ou afazeres domésticos entre homens e mulheres. Acrescentou que o Estado é o 3º com a menor proporção de mulheres docentes no ensino superior, e o 4º com a menor representatividade feminina no Congresso Nacional. E complementou que Minas é o 3º Estado com a menor taxa de fecundidade adolescente do país

O levantamento é uma preparação para a oportunidade de aprofundar as reflexões sobre o papel atual e esperado das mulheres na sociedade; as desigualdades persistentes entre homens e mulheres em suas distintas dimensões de análise; e o exercício de direitos e equalização de oportunidades, independentemente do sexo, com vistas ao O Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Os dados estão contidos na 2ª edição do estudo “Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil”, e reforçam a importância da produção de indicadores de gênero com um duplo objetivo: enriquecer o debate, proporcionando informações destacadas sobre o tema, e corroborar a importância de se manter uma agenda pública permanente, que coloque a igualdade de gênero como um dos eixos estruturantes da formulação de políticas públicas no País. (Fonte e foto: IBGE-Unidade Minas Gerais)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo