Editorial

EDITORIAL – Fechar ou abrir o Comércio em Teófilo Otôni?

Publicado em

Depois de ver o número de mortos pelo Coronavirus subir para seis no último final de semana, a Prefeitura de Teófilo Otôni decidiu retornar ao fechamento do Comércio, mantendo apenas as atividades essenciais em funcionamento.

Uma faca de dois gumes, a decisão atende as necessidades sanitárias, tentando diminuir o fluxo e o contato das pessoas, quando o terrível vírus é transmitido. Mas, aprofunda a crise financeira, ao impedir que os empresários de um modo geral, e os pequenos empreendedores em particular, faturem e mantenham seus negócios ativos. Muitos comerciantes, mesmo grandes e médios, não reabrirão as portas de seus negócios após a pandemia. Entre os pequenos, o desastre será devastador. Contudo, no caso destes o encerramento de atividades deverá ser menor, pois eles não têm como “jogar a toalha”; necessitam continuar na labuta após o desastre do Coronavírus, mesmo partindo de um sofrido zero financeiro. Muitos deles, inclusive, estarão abaixo da linha do zero, posto que terão contraído dívidas que não têm condições de pagar.

Administrar uma situação desta não é fácil. Não é para amadores. Não existem precedentes a orientar a tomada de decisões. Não se sabe onde vai dar uma ou outra possição. Fechar o Comércio é bom? Abrir o Comércio é bom? Quem sabe responder?

A resposta virá somente depois de passada a epidemia. Aí, todas as consequências nefastas serão apontadas, e muitos “administradores” dirão: “Deveria ter feito assim, ou assado”.

O prefeito e os representantes do Comércio, em posições diferentes, buscam soluções. Mas, não as encontrarão com facilidade… (Foto: Agência Brasil/Reprodução)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo