Agro

Embrapa e Lactalis: parceria para a pecuária leiteira

Publicado em

A Embrapa e a Lactalis anunciaram interesse em parceria para enfrentar os principais gargalos da produção de leite no Brasil: produtividade, qualidade, sanidade e produção responsável. Segundo Armindo Neto, responsável pela captação de leite da Lactalis, a soma dos esforços das instituições pode fazer com que o país se torne exportador de lácteos. “A Lactalis tem a pretensão de transformar o Brasil em hub de exportação para toda a América Latina – diz Neto. Maior grupo de lácteos do mundo, a Lactalis tem 47% de participação no mercado europeu, 24% nas Américas, 13% na África e 16% na Oceania.

Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, afirma que a Lactalis, responsável pela captação de 20,1 bilhões de litros de leite no mundo, está se tornando, rapidamente, um dos maiores conglomerados de produção de lácteos do Brasil. “Embora o nome ‘Lactalis” seja pouco conhecido pelo consumidor, a empresa é responsável por marcas tradicionais como Itambé, Parmalat, Cotochês, Batavo, Elegê, Poços de Caldas, Du Bom, Boa Nata e Presidente, possuindo grande capilaridade na pecuária de leite nacional” – diz. Ainda segundo Martins, a parceria entre as instituições terá como objetivo o treinamento de técnicos e a realização de palestras a produtores, além do desenvolvimento de conhecimento em conjunto.

PARCERIA

Neto apresentou aos pesquisadores e analistas da Embrapa alguns projetos de incentivo ao produtor adotados na empresa, cuja participação da Embrapa seria oportuna:

– Pro Leite – programa de acompanhamento do custo de produção nas fazendas;

– Pro Quali – pagamento do leite por qualidade, com visitas a campo para melhoria dos resultados;

– Mais Leite – programa de incentivo ao aumento da produção via bonificação extra do leite;

– Meio Ambiente – produção com redução na emissão de CO2;

– Bem-estar Animal – adoção de boas práticas e programas de certificação nas propriedades;

– Reciclagem – Logística reversa de embalagens. (Fonte: Embrapa Gado de Leite/Rubens Neiva – Foto: Humberto Nicoline)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo