A previsão é de que até o fim do mês o volume de chuva permaneça abaixo da média no norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Não são esperadas chuvas significativas para os próximos 10 dias nestas localidades.
A presença de uma grande massa de ar seco sobre o Nordeste do Brasil vem dificultando a chegada e a formação de instabilidades.
No mês de novembro de 2020, foram registrados bons volumes de chuva no centro-norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, com acumulados de chuva acima da normal Climatológica, ou seja, foram verificadas anomalias positivas.
A partir de dezembro de 2020, a situação de inverteu,com menos chuva do que o normal nas áreas ao norte do Sudeste e mais chuva nas áreas mais ao sul da Região. “A presença de massa de ar funciona como uma bolha que impede a chegada da umidade que vem do norte e das frentes frias, que mesmo nessa época do ano trazem alguma instabilidade. Como reflexo desta situação, tivemos chuva abaixo da normal climatológica em dezembro de 2020” – explica André Madeira, meteorologista da Climatempo. (Fonte e foto: Climatempo)
