Saúde e Beleza

Ferramenta mapeia casos de Covid-19 em Teófilo Otôni

Publicado em

O aumento dos casos de Covid-19 em Teófilo Otôni-MG fez com que pesquisadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) se unissem para desenvolver uma ferramenta que permitisse identificar o número de infectados por todo o município. Por meio de um mapa, os moradores podem acompanhar o avanço dos casos em cada bairro da cidade. A plataforma disponibiliza, ainda, gráficos e arquivos compilados que mostram a evolução da doença, com detalhamento do número de óbitos, de internados, de isolamento domiciliar e recuperados.

O site, que pode ser acessado no link  https://covid19.appcode.com.br/, reúne dados desde março deste ano e é atualizado diariamente com informações divulgadas pelos boletins epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde.  Lançado, em 20 de abril de 2020, o site já recebeu quase 35 mil acessos. É possível, ainda, por meio da plataforma, comparar os dados das cidades de Teófilo Otôni, Governador Valadares e Ipatinga. Nesses gráficos, são mostrados os números de casos ativos, acumulados, casos por 100 mil habitantes, casos informados, número de novos casos e a quantidade de semana.

O pesquisador do Instituto de Ciências, Engenharia e Tecnologia (Icet) da UFVJM e idealizador do projeto, professor dr. Stênio Cavalier, detalha que a iniciativa surgiu com o intuito de garantir acesso à informação de forma didática e transparente. “Nosso objetivo é fazer com que tanto a população quanto as autoridades de saúde tenham uma visão geral da pandemia, para, dessa forma, poderem atuar de forma mais efetiva no combate à doença” – disse Cavalier.

Para o professor do Icet, membro do Colégio Estadual de Instituições de Ensino (CIE) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Carlos Henrique Alexandrino, esse mapeamento dos casos de Covid-19, ao traduzir de forma precisa todas as informações sobre a doença na região, possibilita a tomada de decisões dos gestores públicos e, também, serve para alertar a população sobre a disseminação do vírus. “O projeto traz uma imagem real do que está acontecendo aqui, além do fato de poder ser ampliado para outras cidades e regiões do estado” afirmou disse Alexandrino. (Fonte: CREA-MG – Foto: Prefeitura de Teófilo Otôni)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo