Economia

Janeiro tem recuperação da confiança do consumidor

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Recuperação ainda é pequena, mas mostra tendência de alta

Indicador ainda está em patamar pessimista, abaixo dos 100 pontos, mas há melhora nas expectativas em relação à situação futura

A confiança do consumidor brasileiro subiu levemente em janeiro e atingiu os 75 pontos, um a mais que em dezembro. É o que aponta o Índice Nacional de Confiança (INC), indicador elaborado pelo Instituto de Economia Gastão da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP). Nenhuma região do País apresentou queda na confiança.

A pesquisa é medida de 0 a 200 pontos, e afere a percepção da população sobre sua condição financeira atual e as expectativas em relação à situação futura, afetando o comportamento dessas pessoas na hora da compra.

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, lembra que a percepção negativa das famílias em relação à sua situação financeira e de emprego ainda persiste. O INC, apesar de mostrar tendência de elevação, permanece no patamar considerado pessimista (abaixo de 100).

“Observamos que aumentou a disposição do consumidor para comprar itens de maior valor, como carro, casa e bens duráveis, tais como geladeira e fogão, assim como a propensão a investir no futuro” – analisa Gamboa.

Os dados, elaborados pelo Instituto de Economia da ACSP, sugerem que a retomada da confiança do consumidor, junto à maior disponibilidade de crédito e aos impactos positivos do Auxílio Brasil, será crucial para assegurar que as vendas do varejo sigam crescendo, embora com menos intensidade.

A pesquisa ouviu pessoas de diferentes classes sociais, e apontou elevação da confiança entre os entrevistados da AB e C (84 e 83 pontos respectivamente), enquanto os consumidores das classes DE, permaneceram estáveis (52 pontos). (Fonte e foto: ACSP)

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