Política

Lei de Northon Neiva autoriza tombamento do Parque da Pampulhinha

Publicado em
Verador Northon Neiva

Lei do vereador Northon Neiva, de Teófilo Otôni-MG, que torna o Parque de Exposições da Pampulhinha (Parque Antônio Corrêa Marques) passível de decretação como patrimônio histórico do município, foi aprovado pela Câmara Municipal em sessão realizada na segunda-feira (03/08/;20). Com isto, fica praticamente inviabilizado o leilão que seria realizado com vistas à quitação de débitos com terceiros. Tudo, no entanto, dependerá de medida legal de iniciativa do chefe do Executivo Municipal, que poderá ou não acatar a permissão concedida pela Câmara Municipal.

Seis são as modalidades de tombamento: compulsório, definitivo, geral, individual, provisório e voluntário, à escolha da autoridade. Com a eventual titulação de patrimônio histórico, o parque não poderá ser mexido ou transformado para aproveitamento por parte de um possível adquiriente. Isso, a menos que o Patrimônio Histórico e Geográfico Municipal conceda licença para qualquer intervenção, o que obsta a iniciativa do adquirente. Ninguém quer empregar seu capital em um patrimônio intocável e inaproveitável.

O Parque de Exposições da Pampulhinha já viveu momentos históricos e gloriosos, com enorme presença de animais e produtos agrícolas, bem como excepcional afluxo de pessoas, quando ainda operado por uma associação de pecuaristas locais. O tempo se encarregou de eliminar tudo que envolvia a associação e as iniciativas esmeradas de grandes exposições agropecuárias. Restaram, apenas, as apresentações de pequenez artística, com cantores breganejas medíocres de apurado mau gosto. O ideal, agora, é que ali seja implantada uma área de lazer para deleite das famílias, e que, nas apresentações artísticas, se busque dar dignidade à arte. (Fonte: vereador Northon Neiva – Foto: Reprodução)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo