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Mais três pedidos ferroviários em Minas, mas Bahia-Minas está de fora

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Bahia-Minas pode ser mais um fantasma para iludir eleitor

Subiu para R$ 21,7 bilhões o total que Minas Gerais pode receber em novas ferrovias a serem construídas por investidores privados via sistema de autorização criado pelo Governo Federal. O Ministério da Infraestrutura (MInfra) recebeu nesta semana o terceiro pedido que contempla o estado.

O MInfra analisa as três propostas. Até o momento, a pasta já recebeu 13 pedidos de novas ferrovias, com 4,2 mil quilômetros de extensão e R$ 67 bilhões previstos em investimentos ao longo dos contratos. Em nenhum deles consta a Estrada de Ferro Bahia-Minas.

1 – A Macro Desenvolvimento Ltda quer construir e operar linha férrea com 610 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, aos mineiros Conceição do Mato Dentro e Sete Lagoas. O investimento é de R$ 14 bilhões.

2 – A VLI propôs, no dia 2, ligação férrea entre Uberlândia-MG e Chaveslândia-MG, com 235 quilômetros de extensão e investimento de R$ 2,7 bilhões, conectado à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O objetivo é facilitar o escoamento de basalto até as regiões produtoras do agronegócio e grãos para exportação.

3 – Já a Petrocity Portos S.A. idealizou um trecho de 420 quilômetros, entre São Mateus (ES) e Ipatinga (MG), no qual pretende investir R$ 5 bilhões. Trata-se de uma conexão da ferrovia até o futuro Terminal de Uso Privativo, a ser instalado pela Petrocity no porto capixaba, permitindo o transporte de grãos e cargas gerais. (Fonte: Ministério de Infraestrutura – Foto: Pixabay)

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