Cidade e Região

Malacacheta: Oficina do Futuro busca o progresso

Publicado em
Cidade de Malacacheta

Malacacheta-MG é um dos municípios do Vale do Mucuri que participam do programa Oficina do Futuro, realizado pelo Sebrae Minas. Desde o início do ano, quando o programa foi implementado no município, um grupo de cerca de 20 pessoas se reúne periodicamente para discutir e buscar soluções para fomentar o ambiente de negócios local. A equipe, que conta com representantes do terceiro setor, setor público e empresários, definiu três eixos de prioridades: Cultura e Turismo; Agronegócio, Cooperativismo e Educação Ambienta;l e Diversificação Econômica e Inovação. A execução das ações definidas no programa está prevista para começar em 2022.

A cidade lida com um fenômeno típico de regiões menos desenvolvidas economicamente, que é o êxodo dos jovens em busca de emprego em grandes cidades. Em 2010, por exemplo, Malacacheta tinha mais habitantes do que em 2021. De acordo com dados do IBGE, a população estimada é de pouco mais de 18 mil habitantes.  E, para reverter esse cenário, os envolvidos no projeto entenderam que a mudança precisa ser pensada de forma coletiva. 

O empreendedor Carlos Roberto Guimarães morou fora do país durante cinco anos e decidiu apostar no potencial da sua cidade natal. “Eu vejo que Malacacheta tem uma competência gigante. Precisamos apenas unir as ideias para fazer um planejamento e, acima de tudo, colocá-lo em prática. Como a cidade é voltada para o agronegócio, os jovens que se prepararem para atuar nessa frente terão condições de prosperar, sem precisarem se mudar daqui” – enfatiza.

Para o prefeito de Malacacheta, Leí de Francino, o grande desafio daqui para frente é fazer as ideias saírem do papel. (Fonte: Sebrae Minas – Foto: Prefeitura de Malacacheta/Reprodução )

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo