Cidade e Região

Marca território “Vale do Jequitinhonha” lançada hoje

Publicado em
Cidade de Minas Novas

O Conselho das Artesãs do Jequitinhonha desenvolveu a primeira marca território voltada para o artesanato em Minas Gerais. A iniciativa fortalece a identidade e divulga a origem do produto, além de estimular e valorizar o artesanato regional. A cerimônia de lançamento da marca território “Vale do Jequitinhonha” será realizada hoje (21/10/21), às 19h, no Ginásio Poliesportivo (Av. de Israel Pinheiro, 520), na cidade de Minas Novas. Desde 2008, o Sebrae Minas apoia um grupo de 130 artesãos, na maioria mulheres, das comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre (ambas distritos de Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes).

“São pessoas unidas por valores, crenças, afinidade com a terra e pelo ofício que transforma o barro em arte. A proposta é torná-las protagonistas do desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha e fortalecer a identidade e a origem do território como diferencial competitivo” – diz Rogério Nunes, gerente do Sebrae Minas da Regional Mucuri e Jequitinhonha.

As estratégias para a geração de valor, que são criadas a partir da origem, são embasadas na percepção dos consumidores cada vez mais exigentes. No Vale do Jequitinhonha, esse trabalho de valorização já acontece desde 2019.

Após o lançamento da marca território “Vale do Jequitinhonha”, o próximo passo será estabelecer uma estratégia de posicionamento da região, evoluindo da marca território para uma marca coletiva.

Segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável por conceder o registro no país, atualmente, há mais de 300 marcas coletivas (nacionais e estrangeiras) registradas no Brasil. (Fonte: Sebrae Minas – Foto: Pinterest)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo