Economia

Pandemia faz crescer comércio eletrônico

Publicado em

O comércio eletrônico cresceu 75% em meio à pandemia, e 94% dos consumidores pretendem mantê-lo como hábito

“O Brasil é o terceiro país que mais dá existência às compras em linha (online), e calcula-se que 80 milhões de consumidores provenham do necessário à subsistência. Cerca de 65% dos brasileiros estão comprando no comércio eletrônico (e-commerce) nacional e além fronteira(cross-border), que internaliza as compras” – diz Rosalvi Monteagudo, mestre em Cooperativismo pelo CEDOPE/UNISINOS – São Leopoldo-RS.

Prosseguindo, diz que houve crescimento (alta no volume de vendas) no comércio eletrônico em comparação com o comércio tradicional. Com o isolamento social, o consumidor reaparece mais digitalizado e estimula o interesse pela venda em linha, motivo pelo qual a pandemia acrescentou novos valores às pessoas em meio a esse universo. Isso dá origem às compras com novos hábitos como: o envio dos presentes via correios ou transportadoras, digitalização do comércio, hábitos de consumo, volume de vendas em linha, uso dos cartões digitais, poupança do tempo que se gasta em filas e trânsito.

A nova realidade é tornar todos aptos a esta nova situação de máscaras, isolamento, distanciamento social e pessoas evitando aglomerações. Isso veio determinar o comércio digital e o crescimento das lojas virtuais, que tendem a continuar mesmo depois de acabar a pandemia.

O comércio eletrônico modificou-se na pandemia devido ao comportamento do consumidor, que mudou de hábito e padrões de consumo, sendo que 47% fizeram sua primeira compra em linha. Novos clientes (13,16 milhões) passaram a comprar pelas lojas virtuais, com aumento de 29% em relação a 2019, fechando 2020 com um total de 79,7 milhões.

“As lojas virtuais, se comparadas às lojas físicas, têm a vantagem, também, de reduzir gastos com funcionários e aluguel” – conclui Monteagudo. (Fonte: Rosalvi Monteagudo – Foto: Pixabay)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo