Saúde e Beleza

Parceria Qualifica SUS reúne grupo com expertise na gestão da saúde para maximizar resultados assistenciais dos hospitais de Minas

Publicado em
Renato Couto, Presidente DRG Brasil
Renato Couto, Presidente DRG Brasil

Iniciativa nasce para apoiar os hospitais a cumprirem 100% dos requisitos da Deliberação CIB-SUS/MG 3.673 com segurança jurídica


Entregar valor na saúde pública é garantir o melhor desfecho assistencial aliado à otimização do uso dos recursos financeiros. Na prática significa não desperdiçar dinheiro público, melhorar as entregas de resultados assistenciais e proporcionar, de forma eficiente à população que recorre ao Sistema Único de Saúde (SUS), cuidados e serviços essenciais ao seu atendimento.

QUALIFICASUS E A POLÍTICA DE ATENÇÃO HOSPITALAR DE MG – VALORA MINAS
Para acompanhar estas premissas, a Central dos Hospitais de Minas Gerais, em parceria com outras sete empresas com expertise no segmento de saúde, lança o QualificaSUS. O objetivo é disponibilizar produtos e serviços aos hospitais para cumprirem os requisitos da Deliberação CIB-SUS/MG 3.673. Os eixos de atuação são: o primeiro voltado para implementação da metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados (DRG) e, o segundo, para adesão ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). Todas as iniciativas fazem parte da Valora Minas, Política de Atenção Hospitalar do Governo do Estado de Minas Gerais.

Ao cumprirem os requisitos da Deliberação, os hospitais públicos e filantrópicos com leitos totais maior ou igual a 50 tornam-se elegíveis a acessar os recursos financeiros provenientes da Valora Minas, que vincula repasse de recursos a resultados assistenciais passíveis de mensuração.

QUALIFICASUS E A MENSURAÇÃO DE RESULTADOS
Para receber o fomento do Estado proveniente do Valora Minas, os hospitais devem implementar o software para metodologia DRG, capacitar a sua equipe profissional e aderir ao PNGC, entre outras iniciativas.

Um dos principais diferenciais do Qualifica SUS está, exatamente, na disponibilização de um software exclusivo para facilitar a implementação da metodologia DRG. Este software foi totalmente desenvolvido considerando a realidade da saúde brasileira e ajustada ao SUS. “Por meio do DRG Brasil é possível formar banco de dados e adotar indicadores que irão prover aos gestores, prestadores de serviços e secretarias de saúde informações consistentes para a tomada de decisões. Isso reflete em modelos assistenciais capazes de reverter desperdício em economia e entrega de valor ao paciente”, afirma Renato Couto, presidente do DRG Brasil. Segundo ele, o grupo que está à frente da QualificaSUS é pioneiro na implantação do DRG Brasil, com experiência aplicada em mais de 340 hospitais no Brasil.

A Parceria conta com respeitadas instituições para atuar na capacitação dos profissionais de saúde, ofertando cursos para toda a equipe na implementação do DRG. São elas: Pós-graduação da Ciências Médicas, a Faculdade Unimed e a Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS). “Essas instituições já promoveram treinamento desta metodologia para mais de 5 mil profissionais da saúde. Além disso, temos em nossa equipe a Organização Nacional de Acreditação – ONA. Mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA”, explica Wesley Marques, Superintendente da Central dos Hospitais.

Wesley Marques, Superintendente da Central dos Hospitais de Minas Gerais

EMPRESAS QUE ENGLOBAM O QUALIFICASUS


Central dos Hospitais de Minas Gerais, Federação das Unimeds MG, DRG Brasil, Pós-graduação da Ciências Médicas, Fundação/Faculdade Unimed, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Planisa e Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS).

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo