Cidade e Região

Pedra Azul terá novo prédio do fórum

Publicado em
Comitiva do TJMG conheceu o local onde será construído o novo fórum

“Começa a ser escrita uma nova e importante página da história desta comarca que completou 84 anos de sua instalação” – disse o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais –TJMG-, desembargador Gilson Soares Lemes, sintetizando a solenidade de ontem (7/12/21), em Pedra Azul, no Vale Jequitinhonha. Para marcar a data, a sede do TJMG foi transferida, de forma simbólica, para a cidade que irá celebrar 110 anos em 2022.

O evento teve vários objetivos: marco inicial para construção do novo Fórum Deputado Ataliba Mendes, entrega oficial da doação de R﹩ 170 mil (recursos oriundos de penas pecuniárias e que serão revertidos para a reforma do Hospital Ester Faria de Almeida), entrega ao município de computadores (que serão destinados a escolas públicas locais) e de cestas básicas arrecadadas para a população em situação de vulnerabilidade social, além de outorga de medalha e homenagens.

“Nesta gestão, já inauguramos fóruns nas Comarcas de Carmo do Rio Claro, Miraí, Guaranésia, Araguari, Mariana, Varginha e Capelinha. Outras 50 edificações encontram-se em construção, às quais irão se somar as novas instalações do Fórum Deputado Ataliba Mendes. Dentro de pouco anos, todas as regiões de Minas Gerais terão sedes do Judiciário adequadas à prestação jurisdicional que a sociedade espera e merece”, afirmou.

NOVO FÓRUM

A previsão é de que a edificação com dois pavimentos esteja concluída em dezembro de 2023. Serão 2.150 m² de área construída em terreno de mais de 4,2 mil m² doado pelo município, a um custo orçado em R﹩ 7,5 milhões. A comarca atende a quatro municípios – Pedra Azul, Águas Vermelhas, Cachoeira de Pajeú e Divisa Alegre -, beneficiando aproximadamente 54 mil pessoas.

O fórum, que abrigará duas varas, terá acessibilidade plena, com elevador e banheiros adaptados para pessoas com deficiência, bicicletário e estacionamento. O prédio será equipado com sistema de proteção contra descargas atmosféricas, ar condicionado, segurança eletrônica e instalações de telecomunicações e de prevenção e combate a incêndio.

A Comarca de Pedra Azul conta com a 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais e com a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude.

De janeiro a outubro de 2021, foram assinadas 2.951 sentenças e proferidas outras 2.457 decisões no andamento processual de feitos ativos. Nesse período, foram distribuídas 3.193 ações, realizados 12 júris e 1.446 audiências. (Fonte: TJMG – Foto: Riva Moreira/TJMG)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo