Cultura

Pesquisa mostra que BBB 21 gera emoções negativas em 86% dos brasileiros

Publicado em
Lumena e Karol Conká

Baixo nível cultural dá audiência

Pesquisa independente aponta que 52% dos brasileiros
estão acompanhando o reality show global

Mais de 86% dos fãs do programa sentiram raiva, tristeza e preconceito nas últimas duas semanas

O baixo nível da cultura do programa BBB (de uma rede de TV sem o mínimo compromisso com a qualidade) leva-o a obter altos níveis de audiência. Entretanto, a cultura do “cancelamento” em rede nacional está incomodando e despertando gatilhos nos brasileiros. Em pesquisa independente realizada pela Hibou, empresa de monitoramento de consumo, com mais de dois mil respondentes, 87% dos brasileiros acreditam que sim, o que acontece dentro da casa do BBB21 é “cancelamento”. Dos 52% dos brasileiros que estão acompanhando o reality, 86% já sentiram emoções negativas fortes em duas semanas de programa. Em ordem de expressividade, são mais comuns os sentimentos de raiva, tristeza, preconceito, humilhação, indignação, nojo, repúdio e falta de empatia. 6,7% dos entrevistados estão pensando em parar de assistir ao programa, sendo 50% por acharem o conteúdo pesado.

A pesquisa mediu a presença da cultura do “cancelamento” no dia a dia dos brasileiros. O significado da expressão “cancelamento” foi reconhecido por 61,8% dos brasileiros e as opiniões variam. Após a explicação do termo para todos os entrevistados, 44% entendem que cancelar não é algo novo, mas o que é novo é o repúdio ao ato por meio das redes sociais.

Antes de sair cancelando, 55,1% dos brasileiros acreditam que é preciso entender os dois lados da história. Para 54,7%, isso pode se tornar uma arma na mão de pessoas mal intencionadas.

38% dos brasileiros sofreram algum tipo de “cancelamento” em algum momento da vida. Entretanto, mesmo com a indicação de repúdio ao ato, 50,7% das pessoas já ocuparam o papel de “cancelador” contra uma marca ou empresa, 52,7% com artistas ou páginas nas redes sociais e 48,6% com pessoas da sua relação direta.

O QUE MERECE SER CANCELADO

Seja na mesa do almoço, no escritório ou em casa, 74,5% entendem que o ato de “cancelar” é o mesmo que bullying. Dentre os temas que justificariam essas atitudes, 88,6% acreditam que maus tratos a animais merecem “cancelamento”, 86,8% maus tratos a crianças, 86,1% estupro, 82,7%, maus tratos a idosos, 80,6%, violência doméstica, 78,1% assédio sexual, 75,5% racismo, 68,6% desvio de dinheiro público, 65,7% discriminação sexual etc.

MAS AFINAL, POR QUE SE ASSISTE BBB?

A falta de cultura do brasileiro (ou o baixo nível cultural deste) é o que, em suma, dá audiência ao programa. De maneira geral, sobre o entretenimento que esse tipo de programa proporciona: para 51,4% o que chama mais atenção é a possibilidade de bisbilhotar o comportamento das pessoas, 49,4% gostam mesmo é dos conflitos por opiniões e atitudes distintas e 39,8% adoram as provas de líder e anjo. Uma fatia de 25,3% relaxa assistindo ao BBB, 22,5% gostam mesmo é das festas, 19,9% assistem para ter assunto com os amigos, 19,6% simplesmente acompanham a rotina do dia a dia na casa e 8,5% ficam de olho nos casais que se formam.

“Apesar de ser um conteúdo de grande entretenimento, com as últimas polêmicas da casa, consideradas as mais pesadas e complexas de todas as edições, 6,7% dos entrevistados estão pensando em parar de assistir o programa, principalmente, em função da ausência de um clima feliz (51,3%), conteúdo pesado (50,6%), muita discussão boba e pouca diversão (43,8%) e cansaço do assunto de cancelamento (36,9%)” – conclui Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa. 

Um total de 2467 pessoas responderam de forma digital, entre 5 e 6 de fevereiro, em território nacional, garantindo 95% de significância e 2% de margem de erro nos dados revelados. A faixa etária é acima de 20 anos, englobando o público ABCD, sendo 56% casados e 58% mulheres. (Fonte: Hibou – Foto: Reprodução/TV Globo)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo