Economia

Raciocínio de lógica e bom senso

Publicado em

Nas Redes Sociais, circula um texto que merece atenção. É atribuído à psicóloga Renata Silbert. Veja-0 a seguir.

Vamos fazer um simples raciocínio de lógica e bom senso!

EFEITOS COLATERAIS

Vamos desenhar para quem não está entendendo:

Lojas fechadas? Comércio não vende. Se não há venda então a produção vai cair.

Primeiro, as lojas fecham. E, depois, as indústrias param de produzir.

Milhões de pessoas demitidas no comércio. Milhões de pessoas demitidas nas fábricas.

Mas, tudo bem, né? O importante é salvar vidas; então, o governo vai bancar. Só estão esquecendo que o dinheiro do governo vem da arrecadação. Se não arrecada, não tem como bancar coisa alguma! Não tem salário de servidor, não tem pensão alimentícia, não tem aposentadoria, não tem dinheiro para comprar equipamentos médicos, nem medicamentos.

Fora isso, o ciclo de produção e consumo está sendo destruído. Portanto, daqui a pouco vai faltar TUDO: comida, insumos agrícolas, materiais de todos os tipos etc.

Ah, mas, isso não é problema! Deixe o governo imprimir dinheiro. Ok! Logo o resultado será a inflação, que vai correr solta. Os preços enlouquecem. Tudo perde seu valor.

Mas ok! A turma que defende o lockout tem poupança, pois tem de onde tirar nos momentos de crise.

Porque tudo vai passar, né? Errado!

Aquele seu fundo de renda fixa super conservador está cheio de papéis de empresas privadas que vão fechar e vão dar default. Ou seja, vão quebrar, e o seu dinheiro que está aplicado em fundos vai cair. Não pouco… Muito! Ações vão cair muito e vão continuar a despencar. Todos os ativos, idem. Os preços relativos da economia se desequilibram completamente! Não há dinheiro, e há falta de liquidez. Quem vive de aluguéis, deixa de receber. Salários e pensões são reduzidos ou cortados.

Esses milhões de pessoas sem renda não têm como pagar suas dívidas. As empresas não têm como pagar suas dívidas. Os bancos deixam de receber empréstimos.

Mas, não é hora de se preocupar com isso. O importante é salvar vidas para o vírus! Ok, mas vai que você está no supermercado, e os pobres miseráveis sem dinheiro, nos quais você não está pensando agora, resolvem invadir o espaço para pegar a comida para alimentar seus filhos. Aí, a Polícia entra em cena, e, então, poderá haver muitas mortes de povo com fome! A violência vai crescer exponencialmente, e ela vai lhe atingir.

Mas ok, tudo isso não importa, porque o que importa são as pessoas que vão pegar o vírus e morrer. Porque qualquer um que não esteja gritando histericamente agora “fique em casa”, é alguém desumano que não pensa nas pobres pessoas doentes nos hospitais.

Gente, será que é possível compreender que a destruição da economia é algo muitas vezes mais perigoso que este vírus? Que se esta quarentena for mantida por muito mais tempo, não haverá caminho de volta? Que é preciso, AGORA, um plano de retomada da economia, e que esta quarentena total é uma verdadeira insanidade?!!!

POR FAVOR, ENTENDA!

Renata Silbert (Psicóloga)” (Fonte: Redes Sociais – Foto: Freepik)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo