Brasil

Sindcomércio apoia I Encontro de Redes Colaborativas de Turismo do Jequitinhonha e Mucuri

Publicado em

Teófilo Otôni-MG, cidade mundialmente conhecida pelas suas pedras preciosas, será palco do I Encontro de Redes Colaborativas de Turismo do Jequitinhonha e Mucuri. O evento, gratuito, é uma realização do Sebrae Minas, em parceria com o Circuito Turístico das Pedras Preciosas e apoio do Sindcomércio Teófilo Otôni e CDL, e tem como objetivo debater os cenários de mercado e as oportunidades de desenvolvimento do setor a partir da troca de experiências. A proposta dos organizadores é focar nos casos de sucesso, destinos e empresas consolidadas que atuam nesse segmento no Brasil. A ação acontecerá no dia 15 de maio, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade (Av. de Dr. Luiz Boali, 1370 – Centro/Ipiranga). As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de maio no site da Sympla (https://www.sympla.com.br/encontro-de-redes-colaborativas-de-turismo-do-jequitinhonha-e-mucuri__505071). Mais informações: 33 3523-1870 e 33 3529-4950
Segundo o gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas, Rogério Nunes Fernandes, o trabalho é mais um desdobramento das atividades que têm sido desenvolvidas em parceria com o Circuito Turístico desde 2017. “Nessa etapa, queremos, principalmente, gerar valor para o Jequitinhonha e Mucuri a partir de experiências bem-sucedidas em outras regiões. Provocaremos uma reflexão sobre a possibilidade de aproveitar as vocações e as potencialidades regionais para ativar as iniciativas de aprimoramento da governança, dos atrativos, dos roteiros e, sobretudo, do capital empreendedor do território” – explicou.
De acordo com o presidente do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, Giovani Cota Fonseca, o encontro é a culminância do projeto Rede de Turismo desenvolvido pela entidade: “Esperamos que o evento traga inspiração para empreendedores, gestores públicos e pessoas interessadas no setor turístico, por meio da demonstração de práticas exitosas que orientem a estruturação e a melhoria dos negócios ligados ao turismo. Esperamos, também, que o network seja proporcionado aos participantes e estimule efetivamente a formação de uma rede colaborativa de turismo com os atores do setor.”
Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri têm potencial para se transformar em um dos principais destinos turísticos nos segmentos de cicloturismo, aventura e ecoturismo, turismo cultural e religioso, agroturismo, artesanato e observação de pássaros e vida silvestre.

PROGRAMAÇÃO
A programação contará com painéis temáticos com os casos de sucesso de cada segmento, interação com os participantes e um happy hour para network (integração e relacionamento).
Às1 3h30, credenciamento.
14h, abertura.
14h15, painéis: Cicloturismo e Integração Regional (a cargo de Maicon Mohr); Cicloturismo do Vale Europeu de Santa Catarina, Ecoturismo e Turismo de Aventura: Operação Profissional e EstratégiaComercial (Ismael Viezze); Pólo de Turismo de Aventura da Serra Gaúcha, Artesanato Empreendedor: Rede de Cooperação com Foco no Mercado (Luciana Navarro); Central Veredas de Artesanato – Noroeste de Minas Gerais, Turismo de Experiência e as Fazendas de Café: Como Agregar Valor de Marca por meio da Atividade Turística (Hélcio Júnio); Unique Cafés e Fazenda Sertão – Carmo de Minas-MG, Agroturismo como Alternativa para o Desenvolvimento das Pequenas Propriedades Rurais (Jean Marques Taroco); Projeto Colônia Viva – Comunidade Giarola – São João Del Rei-MG, Turismo Religioso: Roteiros Espirituais (Mônica Alencar – Belo Horizonte-MG); Turismo de Observação de Pássaros e da Vida Silvestre: Cenários de Mercado e Possibilidades Operacionais (Fred Crema – Sacramento-MG).
Na sequência: café; 16h30, rodada de perguntas; 18h, confraternização. (Fontes: Sindcomércio Teófilo Otôni e Prefácio Comunicação – Foto Prefácio Comunicação)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo