Economia

Supermercados de T. Otôni não pontuam em pesquisa

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No ranking da preferência do consumidor nacional por supermercados, apenas uma das marcas presentes em Teófilo Otôni foi apontada. Trata-se do Mart Minas, ainda assim em último lugar e em apenas um dos seis “motivadores de preferência”, o qual não foi o principal fator decisivo de compra.

Os demais supermercados presentes na cidade – Coelho Diniz, Epa e Mineirão – não pontuaram.

A pesquisa inédita “Índice de Preferência do Consumidor – IPCon”, de cunho nacional, da dunnhumby (empresa global de ciência de dados do consumidor presente em 13 países), ouviu 7.000 brasileiros. Consiste em três classificações: pontuação emocional, gasto declarado e o percentual de gasto declarado entre os varejistas. A pesquisa é realizada globalmente em 13 países. Esta é a primeira edição que acontece no Brasil e os consumidores foram ouvidos durante o segundo trimestre de 2021.

A edição nacional do estudo considerou os 38 principais varejistas alimentares do país. Os seis motivadores de preferência do consumidor, ou seja, os aspectos que mais valorizam são, respectivamente: Sortimento e Variedade; Preço; Experiência na Loja; Produtos Frescos, Naturais e Orgânicos; Marca própria; e Conveniência & Facilidades.

No ranking do IPCon, as marcas regionais e atacarejos tiveram um melhor desempenho. O supermercado Zaffari é o mais bem posicionado, seguido de Muffato e Atacadão.

SORTIMENTO E VARIEDADE

O principal fator de preferência no varejo foi sortimento e variedade, o que pode ser visto como uma resposta do consumidor às interrupções na cadeia de suprimentos durante a pandemia. Também sugere que os varejistas precisam se concentrar no básico: permitir que os clientes encontrem a categoria, o produto, a marca, o tamanho certo, entre outros.

O varejista mais bem avaliado nesta categoria foi o Zaffari, seguido por Líder e Muffato.

PREÇO

Embora os consumidores classifiquem o sortimento e variedade mais importante do que o preço, a pandemia e a crise econômica pressionaram o varejo. Mais do que preços baixos, os consumidores podem estar procurando o preço certo para o produto certo. Além disso, o atacarejo tem uma boa classificação entre os clientes. Nesta categoria, o Makro foi o mais bem avaliado, seguido por Atacadão e Mart Minas.

EXPERIÊNCIA DE LOJA E PRODUTOS FRESCOS, NATURAIS E ORGÂNICOS

Uma visita à loja pode ser o momento mais importante no relacionamento com o cliente. Desde o momento da chegada ao estabelecimento, até o caixa ou o estacionamento, existem fatores potenciais de atrito ou encantamento e, para o consumidor, tudo acontece de uma vez. Os principais varejistas neste pilar foram Perini, Confiança e Zaffari, respectivamente.

Este pilar é definido pela disponibilidade de itens frescos, com bons preços e acesso a uma variedade de produtores locais.

Nesta categoria, o varejista mais bem posicionado foi o Líder, seguido de Zaffari e Angeloni.

MARCA PRÓPRIA, CONVENIÊNCIA E FACILIDADES

Embora a marca própria não seja um dos pilares mais importantes para os consumidores do varejo alimentar brasileiro, ela pode fornecer aos varejistas uma entrega de valor, desde que esteja alinhada com a capacidade dos mesmos de oferecer uma boa variedade de produtos a preços baixos – os dois pilares mais destacados pelo relatório. Vale pontuar que os seis motivadores de preferência do varejista não são igualmente importantes e o portfólio de marca própria de um varejista precisa se alinhar a uma estratégia maior do cliente.

Nesta categoria, os principais varejistas foram Supermercados BH, Dia% e Carrefour, respectivamente.

A conveniência é definida pela capacidade do varejista de fornecer fácil acesso às lojas, estacionamento, checkouts rápidos e práticos, além de aplicativos para telefones celulares. Apesar de ser o pilar menos importante, a conveniência ganhou destaque durante a pandemia, uma vez que significa menos tempo na loja quando se tem necessidades imediatas.

Neste pilar, Zaffari assumiu novamente o primeiro lugar, seguido por Perini e Coop. (Fonte: omnichannel – Foto: Stock)

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