Fique ligado

Testamentos aumentam 170% durante a pandemia

Publicado em

Tema recorrente em tempos de pandemia, os testamentos realizados em Cartórios de Notas de Minas Gerais mostraram um aumento crescente ao longo dos últimos meses, chegando a 170%, na comparação entre os meses de abril e julho de 2020. Os dados mostram que o crescimento começou um mês após o início da pandemia, em março, e continuam aumentando mês a mês em diversos estados brasileiros. Em números absolutos, Minas Gerais passou de 134 testamentos em abril para 362 em julho.

Os dados, coletados pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF), mostram a crescente preocupação dos requerentes em garantir que seus bens sejam corretamente encaminhados e suas vontades cumpridas em caso de morte, utilizando instrumentos legais que evitem futuras disputas entre familiares. Tabeliães também relatam aumento na busca por orientações sobre os atos por idosos, profissionais da saúde e até mesmo jovens, que fazem parte do grupo de risco do Covid-19.

Alguns estados destacam-se na comparação entre os meses de abril e julho deste ano, como Amazonas (1000%), Ceará (933%), Roraima (400%), Distrito Federal (339%), Maranhão (300%), Mato Grosso (300%), Sergipe (260%), Pernambuco (225%), Rio Grande do Sul (187%), Espirito Santo (175%), Alagoas (167%) e Santa Catarina (108%).

Desde o final de maio, com a edição do Provimento nº 100, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os testamentos passaram ser realizados de forma on-line. (Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Notarial do Brasil – Seção Minas Gerais – Foto: Freepik/Shutter)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo