Brasil

Tire o planejamento do papel; aprenda a administrar seu dinheiro

Publicado em

Nesta época do ano, as pessoas costumam estabelecer novas metas. Muitas vezes, questões que envolvem dinheiro aparecem no topo da lista: livrar-se de dívidas, fazer um curso, aprender a controlar os gastos. Mas, para usar o dinheiro de forma consciente, não basta apenas ter a intenção. É necessário foco e disciplina, senão, assim como as famosas promessas de fim de ano, seu desejo acabará ficando no papel.

Como é possível administrar bem seus recursos? Note essas sugestões práticas:

1. Crie um orçamento

Primeiro, anote quanto você espera receber no mês. Depois, relacione suas despesas atuais, mesmo que elas possam mudar com o tempo. É essencial colocar isso por escrito, para ter um plano de controle dos gastos. Quando os resultados começarem a aparecer, você ficará mais motivado.

2. Trabalhe em conjunto

Converse com todos em casa sobre a situação. É mais fácil para a família apoiar as mudanças quando cada um é envolvido e participa nas decisões. O esforço coletivo para economizar e evitar desperdícios faz o dinheiro render mais.

3. Decida o que é mais importante

Compare quanto você ganha com quanto você gasta e identifique o que pode ser cortado ou reduzido, para não ultrapassar seu orçamento. Muitos se surpreendem ao perceber que cedem à influência da propaganda e gastam mais com desejos do que com necessidades. Saiba diferenciar uma coisa da outra!

Essas e outras dicas sobre administrar despesas podem ser encontradas no site JW.ORG. O acesso é gratuito e não há necessidade de cadastro. Abaixo, algumas dessas matérias relacionados ao uso consciente do dinheiro.

  Como viver com menos dinheiro

  Como controlar seus gastos

  Como evitar problemas financeiros

(Fonte e foto: Carlos Eduardo Shishido, porta-voz das Testemunhas de Jeová em Teófilo Otôni-MG)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo