Agro

UFVJM inaugura Nepzap

Publicado em

O Núcleo de Estudos e Projetos do Zoneamento Ambiental e Produtivo (Nepzap) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) será inaugurado às 14h de amanhã (21-01-21). Trata-se de uma parceria entre a universidade e o governo do estado de Minas Gerais, para aprimorar a metodologia mineira de caracterização socioeconômica e ambiental de sub-bacias hidrográficas, denominada Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP), conforme Decreto Estadual nº 46.650/ 2014.

A inauguração será on-line, podendo ser acessado, sem necessidade de inscrição, pelo link:https://www.youtube.com/watch?v=-Uv34YyzUtM.

De acordo com o coordenador do núcleo na UFVJM, professor Eric Bastos Gorgens, do Departamento de Engenharia Florestal, o objetivo da metodologia é disponibilizar uma base de dados e informações para subsidiar o aprimoramento da gestão ambiental por sub-bacia hidrográfica, que envolve a elaboração de planos, pactos e ações e a definição de indicadores para acompanhamento e avaliação. “Sua aplicação oferece informações sobre a disponibilidade hídrica de uma bacia hidrográfica, uso e ocupação do solo, paisagem e suas potencialidades” – explica.

Para Gorfgens, há um enorme potencial de envolver a metodologia ZAP nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFVJM: “Em relação ao ensino, a expectativa é que o ZAP possa ser tema ou tópico de disciplinas, de projetos de iniciação científica e de trabalhos de final de curso (TCC). Na pesquisa, a metodologia poderá ser trabalhada em projetos de dissertações e teses. Na extensão, poderá ser tema de diversos eventos, como palestras, seminários, mesas-redondas e prestação de serviços.”

EQUIPE A equipe do Nepzap é composta por Eric Bastos Gorgens(Departamento de  Engenharia Florestal – Sistemas de Informações Geográficas; Manejo de Recursos Naturais), Cristiano Christófaro Matozinhos (Departamento de Engenharia Florestal – Sistemas de Informações Geográficas; Manejo dos Recursos Hídricos), Gleyce Campos Dutra (Departamento de Engenharia Florestal – Sistemas de Informações Geográficas; Uso e Ocupação do Solo), Reynaldo Campos Santana (Departamento de Engenharia Florestal – Uso e Ocupação do Solo; Unidades de Paisagem), Danielle Piuzana Mucida (Departamento de Geografia – Uso e Ocupação do Solo; Unidades de Paisagem) e Marcelino Santos de Morais (Departamento de Geografia – Uso e Ocupação do Solo; Unidades de Paisagem). (Fonte: Dicom–UFVJM – Foto:)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo