Economia

Valores de marcas crescem no futebol brasileiro

Publicado em
©ESPN - O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, antes de jogo pela Libertadores

Na “era Allianz Parque”, iniciada em 2014 com a inauguração do estádio, o valor de marca do Palmeiras foi o que mais cresceu entre os clubes brasileiros.

É o que mostra um estudo da consultoria BDO, publicado nesta quinta-feira pelo jornal Valor Econômico.

De acordo com o documento, o valor de marca do Verdão aumentou 165% nos últimos quatro anos, indo de R$ R$ 576,1 milhões em 2014 para R$ 1.529,4 bilhão em 2018.

Desde que a arena foi concluída, a agremiação foi campeã da Copa do Brasil 2015 e do Brasileiro 2016. No ano passado, foi vice do Brasileiro, e, na atual temporada, lidera a competição nacional, com 89% de chance de título.

CONFIRA NA TABELA

POSIÇÃO/CLUBE 2014 2017 2018 VAR % 2018/14
1º Flamengo 1.006,1 1693,8 1.952,1 94%
2º Corinthians 1.236,1 1.593,9 1.741,7 41%
3º Palmeiras 576,1 1.123,8 1.529,4 165%
4º São Paulo 879,1 995,1 1.197,6 36%
5º Grêmio 478,5 706,8 667,8 40%
6º Cruzeiro 407,2 485,4 555,5 36%
7º Atlético-MG 357,6 502,7 510,2 43%
8º Internacional 453,7 627,3 503,8 11%
9º Santos 416,0 402,8 422,9 2%
10º Vasco 339,6 382,9 397,8 17%
11º Fluminense 218,5 324,6 340,8 56%
12º Botafogo 172,2 241,5 304,8 77%
13º Atlético-PR 109,8 162,1 133,2 21%
14º Coritiba 118,5 136,1 114,9 -3%
15º Bahia 72,5 110,4 109,5 51%

O crescimento do Palmeiras foi maior do que o de todos os rivais paulistas do Alviverde juntos, já que o Corinthians variou +41%, o São Paulo+36% e o Santos +2%.

Já em número absoluto, o Flamengo segue como líder disparado, com valor de marca avaliado em R$ 1.952,1 bilhão.

A variação da equipe rubro-negra no período analisado foi de +94%, o 2º maior depois do Palmeiras.

Outro clube que viu seu valor de marca disparar no mesmo período foi o Botafogo, com um crescimento de 77%.

Entre todas as equipes analisadas pelo estudo da BDO, a única que viu seu valor de marca diminuir foi o Coritiba, com queda de 3% no valor de marca.

No geral, houve crescimento de 45% entre os 40 times pesquisados, chegando a um valor acumulado de R$ 10,9 bilhões.

A análise da consultoria usa mais de 30 variáveis para chegar aos valores, incluindo dados financeiros históricos, dados de marketing esportivo, hábitos de consumos dos torcedores e engajamento em mídias sociais. (Fonte e foto: ESPN, via MSN)

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Visitadas

Topo